9 dez 2014 | por admin
09 de dezembro: Dia do Fonoaudiólogo
Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

O Dia do Fonoaudiólogo é comemorado anualmente no Brasil em 9 de Dezembro. A data celebra os profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita.

Os fonoaudiólogos também ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz humana, sendo bastante procurados por profissionais da área da comunicação, artistas, locutores e demais pessoas que desejam ter uma boa dicção. O Fonoaudiólogo, ajuda a tratar os seus pacientes e pode trabalhar em conjunto com psicólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas e etc.

A Nacionalcoop parabeniza a todos os cooperados fonoaudiólogos, um profissional essencial e presente em todos os ciclos da vida.

 

Origem do Dia do Fonoaudiólogo

O Decreto de Lei nº 6.965, de 9 de Dezembro de 1981, regulamenta a profissão dentro da área da Fonoaudiologia no Brasil. A data é uma homenagem à este importante momento na história da classe trabalhadora.

O que é Fonoaudiologia?

É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo cuida das questões ligadas à comunicação oral e escrita. Ele trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores. Pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão. Para exercer a profissão é preciso registrar o diploma no Conselho Regional de Fonoaudiologia.  

O que faz um fonoaudiólogo?

De acordo com a lei 6965/81, “fonoaudiólogo é o profissional com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapias fonoaudiológicas na área da Comunicação Oral e Escrita, Voz e Audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de Fala e Voz”. O fonoaudiólogo é um profissional da área de saúde que costuma trabalhar de perto com outras especialidades no diagnóstico e tratamento de distúrbios de comunicação. Se você se interessa por entender quais são os mecanismos da linguagem e ajudar quem tem dificuldades com eles, a carreira de Fonoaudiologia pode ser a melhor opção.

Ramos da Fonoaudiologia

Audiologia

Diagnosticar e prevenir problemas de audição, realizando testes e elaborando programas de redução de barulho. Selecionar e adaptar aparelhos para correção de problemas auditivos.

Linguagem

Prevenir e tratar distúrbios na fala e na escrita. Trabalhar com comunicação suplementar ou alternativa, auxiliando crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral.

Motricidade oral

Avaliar e tratar problemas relacionados com a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.

Voz

Aplicar técnicas para o aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia de profissionais que utilizam a voz em suas atividades. Prevenir e tratar problemas como rouquidão e sequelas de tumor.

 

Comentários:

Relacionadas

CURTA NOSSA PÁGINA

ÚLTIMOS VIDEOS

AV. VEREADOR MARCUS PAIVA, 65
CIDADE NOVA, ILHÉUS/ BAHIA
TELEFONE: (73) 3231.7824
EMAIL: COMUNICACAO@NACIONALCOOP.COM.BR
COPYRIGHT © 2012/2014 - NACIONALCOOP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS