22 set 2014 | por admin
Cardiologistas de todo Brasil promove o Dia do Portador de marcapasso em Salvador/BA

marcapassoNo dia 23/09, próxima terça-feira, cardiologistas de todo o Brasil vão promover o Dia do Portador de marca passo, uma campanha de utilidade pública que visa dar mais atenção e suporte para os milhares de brasileiros portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis, seus familiares e amigos. Em Salvador, a ação educativa acontecerá das 9h às 12h, na Escola Bahiana de Medicina, em Brotas, com palestras ilustrativas, demonstração do dispositivo e suas funções, distribuição de folders e esclarecimentos com especialistas.

Muitas dúvidas permeiam os pacientes. Entre as principais observadas pelos médicos estão possíveis interferências de celulares e outros aparelhos eletrônicos, micro-ondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética e se é permitida na prática de atividade física.

Através da distribuição de cartilhas e explicações presenciais com o auxílio de painéis ilustrativos, pretendemos esclarecer a população sobre os principais dispositivos eletrônicos implantáveis cardíacos, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências”, afirma o presidente do DECA – Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, Dr. Cláudio Fuganti.

Paralelo a isso, a ação também tem o objetivo de alertar a opinião pública sobre a necessidade de melhorar o acesso dos pacientes que precisam desses dispositivos e ao profissional médico, principalmente no Sistema Único de Saúde, uma vez que atualmente muitas pessoas morrem na fila de espera por um implante. Na Bahia. de janeiro de 1992 a abril deste ano, 6.492 pacientes do SUS receberam marca passo, de acordo com as informações do DECA.

Fonte: http://www.cremeb.org.br/

Comentários:

Relacionadas

CURTA NOSSA PÁGINA

ÚLTIMOS VIDEOS

AV. VEREADOR MARCUS PAIVA, 65
CIDADE NOVA, ILHÉUS/ BAHIA
TELEFONE: (73) 3231.7824
EMAIL: COMUNICACAO@NACIONALCOOP.COM.BR
COPYRIGHT © 2012/2014 - NACIONALCOOP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS