3 jul 2014 | por admin
NIT/PIS/PASEP: APÓS CONSULTA AO INSS, NACIONALCOOP ESCLARECE DÚVIDAS DOS COOPERADOS

pisAo realizar a atualização do sistema de cadastro da Nacionalcoop, o Setor de Contratos e Cooperativismo junto ao Setor Contábil verificaram que o NIT/PIS/PASEP de alguns cooperados estavam inativos ou desatualizados.

Por conta dessa problemática alguns cooperados não estavam conseguindo visualizar as contribuições previdenciárias realizadas pela cooperativa. Em decorrência disso, a Assessoria de Comunicação publicou no site da Nacionalcoop uma matéria explicativa descrevendo passo a passo do processo. Relembre clicando aqui.

Após diversas tentativas de explicar aos cooperados e prestadores de serviços o que estava acontecendo, a Nacionalcoop, compreendendo a importância de solucionar essa questão solicitou que a sua Assessoria Jurídica elaborasse, enviasse e protocolasse uma correspondência ao INSS solicitando esclarecimentos acerca da demora de processamento fazendo constar no CNIS dos cooperados.

Em resposta a Nacionalcoop, o INSS informou que o problema acontece porque alguns cooperados nunca tiveram vinculo empregatício na Previdência Social. Desta forma, a partir do momento que se cooperam tornam-se contribuinte individual e por conta disso, a Receita Federal gera outra numeração de NIT/PIS/PASEP invalidando a numeração que consta na Carteira de Trabalho.

Portanto, a não visualização dos 11% da contribuição previdenciária na Previdência Social ocorre porque o NIT/PIS/PASEP está inativo, e não por falta de recolhimento por parte da Nacionalcoop.

A Nacionalcoop orienta que todos os cooperados que possuem problemas relacionados a essa questão do NIT/PIS/PASEP e não conseguem visualizar as suas contribuições, dirijam-se a Previdência Social mais próxima para regularizar a situação. É importante salientar que antes de se dirigir a previdência deve-se entrar em contato com a nacionalcoop para recolher o n° do NIT/PIS/PASEP que consta no cadastro.

Para aqueles que estiveram vinculo empregatício na carteira de trabalho antes de tornarem-se cooperados e possuir o mesmo problema, é importante que também se informe na Previdência sobre a numeração ativa do seu NIT/PIS/PASEP.

Comentários:

Relacionadas

CURTA NOSSA PÁGINA

ÚLTIMOS VIDEOS

AV. VEREADOR MARCUS PAIVA, 65
CIDADE NOVA, ILHÉUS/ BAHIA
TELEFONE: (73) 3231.7824
EMAIL: COMUNICACAO@NACIONALCOOP.COM.BR
COPYRIGHT © 2012/2014 - NACIONALCOOP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS