12 dez 2014 | por admin
Novos médicos recebem documentação em última sessão de acolhimento de 2014

cremeb -medicos

Na ultima sessão de acolhimento realizada no ano de 2014, 34 novos médicos receberam na tarde da quarta-feira, 10/11, os documentos para o exercício profissional no Cremeb. À mesa estavam o presidente do Conselho, Cons. José Abelardo de Meneses, Cons. Jorge Cerqueira (1º secretário), Consa. Diana Viégas (2ª secretaria), Consa. Lúcia Arbex (2° vice-corregedora) e o Cons. Antonio Motta, coordenador da Câmara Técnica de Oftalmologia do Cremeb. Participaram também os conselheiros Bruno Gil de Carvalho e Henrique José Oliveira Filho.

O presidente José Abelardo relembrou que a profissão médica tem sofrido reveses por conta de uma política contra os médicos brasileiros que, desde julho de 2013, tem sido imposta pelos governos federal e estadual. Para o presidente, apesar dessas questões, a medicina continua sendo uma profissão muito honrada e admirada, reforçando que o médico tem um papel social importante.

Na sessão Cons. José Abelardo também abordou o episódio em que um médico foi preso em pleno exercício profissional na cidade de Senhor do Bonfim. “Particularmente acho que foi uma medida exagerada e que não há fundamentos para a prisão do servidor público que não comparece ao trabalho. Mas isso não justifica que deixemos de cumprir com as nossas obrigações”, reforçou o presidente que destacou ainda a importância da passagem de plantão do médico a médico.

Acolher o paciente e lhe dar atenção foi outro aspecto frisado pelo Cons. José Abelardo, no atendimento de pacientes das emergências e do SUS. “Esses pacientes não escolheram o médico do SUS e por isso precisam de mais acolhimento, dedicação e atenção num local em que ninguém o conhece e muitas vezes estão sem acompanhamento de amigos e parentes. “Acolhimento, compaixão e solidariedade isso não pode faltar na profissão médica”, disse o presidente.

Cons. Jorge Cerqueira saudou aos novos médicos e reforçou que o Cremeb está sempre à disposição dos profissionais para esclarecimentos de dúvidas e dilemas. “Além de fiscalizar nós temos que orientar e com isso evitar que sejam cometidos erros médicos”, destacou Cons. Jorge Cerqueira.

Em saudação aos novos profissionais, o Cons. Antonio Motta salientou que os médicos são lideres de equipe de saúde. “Hoje vocês assumem um compromisso com vocês mesmo, com a sociedade que aguarda de vocês uma postura, conduta, acolhimento e humanidade. Como lideres precisam levar a adiante essas bandeiras que milenarmente estão vinculadas a profissão de médico”, destacou o conselheiro.

Na sessão de acolhimento os novos médicos assistiram a uma apresentação sobre o papel e as especificidades das entidades médicas baianas e nacionais feita pelo presidente e ao vídeo “Vale a pena ser médico”, produzido como Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná. Após o juramento todos receberam a documentação.

Fonte: Portal CREMEB

Comentários:

Relacionadas

CURTA NOSSA PÁGINA

ÚLTIMOS VIDEOS

AV. VEREADOR MARCUS PAIVA, 65
CIDADE NOVA, ILHÉUS/ BAHIA
TELEFONE: (73) 3231.7824
EMAIL: COMUNICACAO@NACIONALCOOP.COM.BR
COPYRIGHT © 2012/2014 - NACIONALCOOP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS