31 jul 2014 | por admin
Saiba quais são os níveis normais da pressão arterial e quando começar a medir

pressao

Afinal de contas, o que é a pressão arterial e por que é tão importante para a saúde mantê-la dentro dos níveis considerados como normais? Veja como é fácil entender. O sangue tem que circular dentro nossos vasos. Não pode ficar “parado”. Tem que “correr”, como as águas de um rio volumoso. Para ajudar este movimento, existe o coração. Ele é a força que impulsiona, que bombeia, produzindo o “empurrão” que mantém o volume sanguíneo “correndo” e irrigando todos os nossos órgãos. Tudo certo.

 

Imagine, porém, que os vasos que saem do coração, que são os que chamamos de artérias, fiquem mais “fechados”. O que aconteceria? O mesmo volume de sangue tem que “correr” lá por dentro com mais pressão, não é mesmo? Isso acaba “machucando” a parede interna das artérias. Mais que isso: o coração vai ficando cada vez mais “cansado” por ter que bombear sangue em direção a um vaso estreito e “duro”. Consequência imediata: os órgãos vão ficando mal irrigados e começam a trabalhar com mais dificuldade. O corpo todo sofre mais. É exatamente assim que acontece na hipertensão arterial.

 

Agora vamos imaginar o oposto disso. Os vasos ficam muito “relaxados” e se “abrem” mais. O que aconteceria? O fluxo de sangue fica mais “lento” e por isso o coração é obrigado a “acelerar” para suprir as demandas de oxigênio e nutrientes para as células. Resultado: o coração também fica “cansado” e os órgãos também ficam mal irrigados. Isso é o que acontece na pressão baixa.

 

Por isso é fundamental medir a pressão nos exames médicos de rotina. Importante saber: crianças TAMBÉM podem ter a pressão alta. A partir de 3 anos de idade já se deve medir rotineiramente a pressão arterial dos pequenos.

 

Os níveis considerados normais de pressão variam de acordo com a faixa de idade. Isso mesmo. Crianças, em geral, têm os níveis mais baixos que os adultos. Para eles é normal os níveis estarem em torno de 90 por 40. Em adultos, a pressão ideal deve estar abaixo de 120 por 80 mm de mercúrio. Reparem que todos temos uma medida mais alta (pressão máxima) e uma mais baixa (pressão mínima). Como numa estrada em que os carros deveriam andar numa velocidade máxima de 120 km/h e mínima de 80 km/h.

 

A pressão alta pode aparecer silenciosamente, sem manifestar sintomas que chamem a atenção. Por isso, meça sempre sua pressão. E a dos seus filhos, começando aos 3 anos de idade!

 

Medir a pressão arterial rotineiramente diminui, com certeza, a pressão na sua vida mais tarde.

 

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/1.html

 

Comentários:

Relacionadas

CURTA NOSSA PÁGINA

ÚLTIMOS VIDEOS

AV. VEREADOR MARCUS PAIVA, 65
CIDADE NOVA, ILHÉUS/ BAHIA
TELEFONE: (73) 3231.7824
EMAIL: COMUNICACAO@NACIONALCOOP.COM.BR
COPYRIGHT © 2012/2014 - NACIONALCOOP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS