1 set 2014 | por admin
SAÚDE: Prestar atenção aos sinais que o corpo dá é fundamental

bem estar

Você presta atenção no seu corpo e na sua saúde? Sabe, por exemplo, se está engordando ou se apareceu alguma pinta recentemente na pele? No programa Bem Estar desta segunda-feira (1), o endocrinologista, Alfredo Halpern e a clínica geral Dulce Brito alertaram que prestar atenção aos sinais que o corpo dá é muito importante para a saúde.

No caso de uma pinta, por exemplo, a médica explica que a preocupação deve ser maior se ela estiver também com coceira. Se o sintoma for uma tosse, o risco de algo grave pode ser maior se ela já durar mais de 15 dias; quem tem dor nas costas, deve observar se ela piora rápido e, se for o caso, procurar um médico logo; em caso de boca seca, a clínica geral explica que o sinal de alerta principal é se ela vier seguida de tontura; já para quem percebe uma mudança de hábito intestinal ou perda de peso rápida e sem dieta, também deve se preocupar em procurar ajuda.

Além da perda de peso, é importante também observar o contrário – muita gente costuma engordar sem perceber e só acaba se dando conta por causa de alguns sinais do dia a dia, como a roupa que não cabe, os comentários dos amigos, a falta de fôlego, fotos antigas ou suor excessivo, por exemplo. O endocrinologista Alfredo Halpern recomenda, no entanto, usar esses sinais como gatilhos para começar uma mudança de hábitos e reverter esse quadro.

No caso das mulheres, esse aumento de peso pode ser ainda mais comum – estudos mostram, por exemplo, que depois dos 30 anos, a mulher aumenta 4 kg a cada 10 anos, sem perceber. O endocrinologista explica que isso pode acontecer porque elas acabam engordando em épocas que não deveriam, como por exemplo, quando mudam de emprego ou estão estudando muito e se permitem um pouco mais. O ideal, segundo o médico, não só para mulheres, como também para os homens, é ganhar uns quilinhos apenas em momentos de exceção, como nas férias, no mês de aniversário ou no almoço de domingo, por exemplo, sem deixar que isso vire um hábito.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/09/prestar-atencao-aos-sinais-que-o-corpo-da-e-fundamental-para-saude.html

Comentários:

Relacionadas

CURTA NOSSA PÁGINA

ÚLTIMOS VIDEOS

AV. VEREADOR MARCUS PAIVA, 65
CIDADE NOVA, ILHÉUS/ BAHIA
TELEFONE: (73) 3231.7824
EMAIL: COMUNICACAO@NACIONALCOOP.COM.BR
COPYRIGHT © 2012/2014 - NACIONALCOOP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS