27 nov 2014 | por admin
Soluço, arroto e refluxo podem ter relação com hábitos alimentares

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Como evitar refluxo, soluço e arroto? Essas reações desagradáveis do corpo têm relação com o aparelho digestivo e podem  ser influenciadas pela alimentação e hábitos do dia a dia. No Bem Estar desta quinta-feira (27), o cirurgião do aparelho  digestivo Fábio Atui e a nutricionista Maria Gandini explicaram o que comer, beber e fazer para evitar esses problemas.
De acordo com o cirurgião Fábio Atui, o refluxo acontece quando a válvula que separa o estômago do esôfago não funciona  direito, fazendo com que o conteúdo extrapole. Isso pode gerar sintomas, como queimação na garganta, dor e até mesmo  tosse.
No caso do bebês, isso pode acontecer porque eles ainda não têm o sistema nervoso totalmente formado, o que interfere  também no funcionanento do intestino e esôfago, como explicou o médico. Quando ele cresce, no entanto, essa capacidade  de contração do aparelho digestivo evolui. É importante, porém, que os pais estimulem a deglutição e mastigação.
Para evitar esses problemas, existem algumas dicas. Veja abaixo:
Coma devagar e diminua a garfada: comer rápido pode provocar soluços porque a rapidez nos movimentos causa incoordenação na hora de engolir. Se o garfo tiver muita comida também, a entrada do ar pode favorecer o surgimento do arroto.
Não coma deitado: comer sentado é a melhor forma de garantir que a comida vai fazer o caminho correto e não voltar, causando o refluxo.
Coma a cada 3 horas e evite jejum prolongado: se você fica sem comer por muito tempo e exagera em uma única refeição, o estômago libera muito ácido para conseguir digerir aquela quantidade, aumentando o risco de refluxo e arroto, por exemplo. Se você come fracionado e em quantidades menores, o estômago aprende a liberar quantidades menores de ácido.
Mastigue bastante: isso evita que a comida fique muito sólida e, quanto mais pastosa, mais fácil de engolir, digerir e absorver.
Não beba muito líquido enquanto come: ao exagerar, você pode dificultar a entrada do alimento no estômago, levando a arrotos, refluxos e soluço. O ideal é tomar até 200 ml, aos poucos durante a refeição, e evitar bebidas gaseificadas.
Para parar o soluço: se for um soluço leve, prender a respiração pode ajudar. Mas se for mais persistente, a principal dica é tomar um gole de água e engolir de ponta cabeça.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/11/soluco-arroto-e-refluxo-podem-ter-relacao-com-habitos-alimentares.html

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